Estreou no dia 19 de agosto, dia nacional da fotografia, a primeira websérie sobre fotógrafos potiguares, ao todo são 17 entrevistados do estado do Rio Grande do Norte. A Série é um pequeno fragmento do amplo universo da fotografia feita no RN. Cada programa tem três minutos de duração e além de apresentar o fotógrafo ou fotógrafa, também mostrará um trabalho autoral que será comentado pelo próprio artista. A Websérie AUTORRETRATO acontece de agosto a outubro, com novos episódios todas as terças e sextas no canal do Coletivo daFOTO! no Youtube: https://www.youtube.com/coletivodafoto/
Recebi um convite da produção da série durante as gravações e no último dia 02 de outubro de 2020 foi minha vez de falar um pouco sobre o meu trabalho autoral, no episódio a baixo:
Também fazem parte dessa temporada, os fotógrafos e fotógrafas:
Canindé Soares: A mais importante viagem do repórter fotográfico Canindé Soares, através de imagens e relatos que marcaram a trajetória do fotógrafo.
Filipe Aires: O designer gráfico e fotógrafo natalense Filipe Aires direciona suas lentes para captar a diversidade das mulheres indianas em suas mais diversas representações.
Flávio Aquino: As superposição de imagens de ambientes naturais e de ambientes urbanos é o ponto de partida para o olhar poético e surreal do fotógrafo Flávio Aquino.
Henrique José: Com um olhar bem particular, o fotógrafo Henrique José, busca nos detalhes da natureza a sensibilidade estética, em imagens minimalistas do Santuário Ecológico da praia de Pipa.
Andre Chacon: A ótica do abandono está presente no trabalho "Corpo Desabrigo” do artista visual André Chacon. Um ensaio que é resultado de uma investigação em parceria com o performer Pablo Vieira.
Mardone França: O professor aposentado Mardone frança, fotografa o abandono de ambientes construídos pelo homem e que tiveram importância no passado. Desde 2014 ele desenvolve a série documental "Anatomia do abandono".
Alex Régis: Fotografia com sentimento. A comunidade do Passo da Pátria em Natal-RN através do olhar experiente do fotojornalista Alex Régis.
Hugo Macêdo: A fotografia documental do geógrafo e professor Hugo Macedo no ensaio inumerável: "Casa no mero nada".
Fernando Pereira: As paisagens potiguares reforçam o sentido de pertencimento dos norte riograndenses nas fotografias do jornalista Fernando Pereira.
Max Pereira: O artista visual Max Pereira nos transporta para o universo dos fanzines através de suas narrativas fotográficas e autopublicações.
John Nascimento: Somos todos caminhoneiros: O jornalista e fotógrafo John Nascimento apresenta sua documentação fotográfica da greve dos caminhoneiros ocorrida entre 21 de maio e 1º de junho de 2018.
João Maria Alves: O vaqueiro nordestino é um dos temas preferidos do fotojornalista João Maria Alves.
Meysa Medeiros: Neste programa a fotógrafa Meysa Medeiros desmistifica a imagem do jovem da periferia de Natal-RN através do ensaio "Pinta Natalense".
Damião Paz: O cotidiano poético captado com sensibilidade e precisão, pelo fotógrafo Damião Paz.
Jessica Bitencourt: A vida sob os pilares da ponte Newton Navarro em Natal - RN, é o tema focado pelas lentes da fotógrafa e arquiteta Jéssica Bittencourt.
Vlademir Alexandre: O universo da cultura popular em toda a sua plenitude nas imagens afetivas do fotógrafo e cientista social Vlademir Alexandre.
Laine Paiva: A fotógrafa conta sua trajetória e apresenta o ensaio: Fendas: depois das lágrimas, o sorriso!
Uma série dirigida pelo fotógrafo e cineasta Alexandre Santos, com produção de Meysa Medeiros.
“Minha impressão é de que o Rio Grande do Norte guarda tesouros de valores inestimáveis e a grande riqueza de nossa terra é arte e a cultura do nosso povo. Foi muito bom conhecer e revelar fotógrafos artistas e artistas fotógrafos que fazem do seu trabalho e de sua arte uma razão de vida. O coletivo daFOTO se sente honrado de poder ser o canal de divulgação desses fotógrafos e reforça a nossa responsabilidade em divulgar e enaltecer a fotografia potiguar. Ninguém valoriza aquilo que não conhece e a série autorretrato nos possibilita conhecer e valorizar o trabalho dos fotógrafos potiguares. A fotografia revela temas que muitas vezes só percebemos pela sensibilidade de quem fotografa. O público com certeza vai se surpreender com a qualidade e com a relevância dos trabalhos fotográficos que a série vai apresentar. Por outro lado, vai ser interessante conhecer o pensamento dos fazedores dessas imagens que utilizam a linguagem fotográfica como forma de comunicação e expressão artística”, afirma Alexandre.

A websérie ganhou repercussão nas principais mídias, como o jornal Tribuna do Norte.
A websérie também é uma iniciativa do Coletivo daFoto, um grupo de fotógrafos e realizadores culturais de Natal RN, com o objetivo de promover feiras, mostras e outros eventos ligados a difusão da fotografia como arte e expressão e que se propõe democrático e plural em sua gestão e realizações.
